Em Layout: o design da página impressa, o Art Nouveau é caracterizado pelo autor como um prelúdio à emergência do design gráfico, não sendo incluído nesse campo em sua periodização. A principal argumentação utilizada para sua qualificação como "prelúdio" - e que é comum em outras obras que tratam desse período sob o ponto de vista do design - é a de que:
a maioria dos impressos projetados pelos adeptos do movimento era reproduzida por litografia, um processo que, por seu aspecto artesanal, invalida tais produções como efetivamente pertencentes à esfera do design gráfico.
os projetos típicos do período possuem pontos em comum com o campo do design gráfico – inclusive no que concerne ao uso de ornamentos, mesmo que de forma excessiva –, mas sua produção se caracterizava por processos de impressão artesanais.
a maior parte dos adeptos do Art Nouveau era composta por artistas, o que caracteriza tal produção como mais pertencente à esfera da arte do que ao campo do design gráfico – e isso se reflete no próprio layout dos impressos do período.
tais projetos não se ajustam aos quatro aspectos que caracterizam o design gráfico, conforme estabelecidos em outra obra que consta na bibliografia sugerida neste concurso.
ainda que o autor ressalve que a decoração é uma influência persistente na comunicação visual, o decorativismo – ou seja, o privilégio dado aos elementos ornamentais e seu excesso nos layouts – não se coaduna com o design gráfico, argumento que evidencia a influência do paradigma funcionalista no enfoque adotado no texto.
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