Desenho Industrial - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
No processo de termoformação (vaccum forming) é comum ocorrer problemas de conformação quando a geometria do molde não está em consonância com a técnica especificada. Entre esses problemas destaca-se a formação de vincos (costelas) em determinadas regiões do moldado, ocasionando má conformação da lâmina termoplástica. Por que ocorre este problema e que solução é indicada?
Os vincos são gerados porque não há compatibilidade entre a conicidade do molde e a espessura da lâmina. Logo, indicase como solução o aumento dos ângulos de extração, a fim de melhorar o estiramento da lâmina sob o molde.
Este problema decorre da falta de pressão de vácuo durante o processo de estiramento da lâmina, resultando em uma peça com imperfeições no moldado. São necessários os seguintes ajustes: aumento da pressão de sucção do vácuo e reposicionamento dos canais de sucção (furos) do molde.
A formação dos vincos ocorre quando o molde apresenta falhas no acabamento superficial, resultando no atrito da lâmina sob o mesmo. A fim de evitar a ocorrência deste problema, indica-se a necessidade de polimento da superfície do molde (reduzir a rugosidade) e a aplicação de óleos desmoldantes.
Os vincos surgem porque as curvas das arestas não estão adequadas à geometria do moldado, resultando no estiramento (acúmulo) irregular do material. Este problema será resolvido com o aumento dos raios das arestas, o que possibilitará maior regularidade ao estiramento da lâmina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...