Relações Internacionais - Geral - - 0000
Sentindo-se desconfortáveis no GATT os países em desenvolvimento (PEDs) passaram a expor seus pontos de vista na Organização das Nações Unidas (ONU) e a cogitar uma nova conferência internacional sobre comércio, mas com enfoque diferente da anterior (Conferência Internacional sobre Comércio e Emprego que resultou na Carta de Havana) e fazer uma sobre comércio e desenvolvimento; e que atenderia a aspectos de interesse dos PEDs que se sentiam marginalizados pelo GATT.
Contando com o apoio na ONU da ex-URSS, dos ex-países socialistas, e dos países em desenvolvimento (PEDs) "periféricos" (Austrália, Países Nórdicos, etc.) iniciam uma batalha jurídica até que a Resolução 917 convoca uma Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Sobre a UNCTAD, não se pode fazer a seguinte afirmativa:Acredita que o livre comércio pode levar ao desenvolvimento pela teoria das vantagens comparativas.
Tem como principal missão fomentar o comércio internacional para acelerar o desenvolvimento econômico.
Foi criada em 1964 em Genebra pelos PEDs com forte influência da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL).
Defendia o estabelecimento de Acordos Internacionais de Mercadorias (AIMs).
Defendia o Princípio da Deterioração das Relações de Troca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...