Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Tendo uma estrutura arquitetada especialmente para atuar em tempos de uma ordem mundial bipolar, que teve na Guerra Fria sua grande expressão, a Organização das Nações Unidas (ONU) padece, aos olhos de muitos, de forte crise de identidade em um contexto diferente, assinalado pelo poderio norte-americano. Relativamente à situação atual da ONU, assinale a opção correta.
O fim do direito de veto no Conselho de Segurança foi uma das conseqüências mais imediatas do desmoronamento da União Soviética, além de comprovar a hegemonia dos EUA no órgão.
No caso da invasão do Iraque, a não-objeção do Conselho de Segurança foi essencial para o início das operações militares norte-americanas contra o país de Saddam Hussein.
Vivamente apoiada pelos EUA, a mudança na estrutura do Conselho de Segurança é combatida por países emergentes, como é o caso do Brasil.
A Assembléia Geral perdeu sua condição de mais amplo e representativo órgão das Nações Unidas, mas a igualdade entre os Estados que dela participam garante a aplicação de suas decisões.
Para os EUA, a Assembléia Geral tende a ser espaço privilegiado para a retórica terceiro-mundista e antiamericana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...