Direito Penal - Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com relação aos crimes contra a administração pública, é correto afirmar.
O peculato caracteriza-se pela apropriação efetuada pelo funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.
O peculato doloso ocorre quando o funcionário público concorre para que outro se aproprie de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou o desvie em proveito próprio ou alheio.
A realização de ato de ofício por agente público contra expressa disposição prevista em lei consiste em crime de advocacia administrativa.
A corrupção ativa caracteriza-se pela solicitação de vantagem indevida para si, direta ou indiretamente, no exercício de função pública e em razão dela.
A concussão ocorre quando o funcionário público exige para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, bem móvel público ou particular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...