Raciocínio lógico - Silogismo: Todo, Algum e Nenhum - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na linguagem falada ou escrita, o elemento fundamental é a sentença, ou proposição simples, constituída esquematicamente por um sujeito e um predicado, sempre na forma afirmativa. Toda proposição tem um dos dois valores: falso — F —, ou verdadeiro — V —, excluindo-se qualquer outro. Na formação de novas proposições, a partir de proposições simples, entram os chamados conectivos: "e", simbolizado por ; "ou", simbolizado por V; "se ... então", simbolizado por →; e "se e somente se", simbolizado por . Também é usado o modificador "não", simbolizado por ¬. As proposições são representadas por letras do alfabeto: A, B, C etc. A proposição ¬A é V se A for F e é F se A for V. A proposição AB é V se A e B forem V, caso contrário é sempre F. A proposição A V B é F se A e B forem F, caso contrário será sempre V. A proposição A→B é F se A for V e B for F, caso contrário será sempre V. A proposição AB significa que A→B e que B→A. Uma seqüência de proposições é um raciocínio lógico correto se a última proposição, , denominada conclusão, é uma conseqüência das anteriores, consideradas V e denominadas premissas.
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem, a respeito de estruturas lógicas e lógicas de argumentação.Considere as proposições seguintes:
A: João faz faculdade no período noturno e reside em Boa Vista.
B: Todo servidor do MPE/RR reside em Boa Vista.
C: João não é servidor do MPE/RR.
Nesse caso, considerando as proposições A e B como premissas e C como conclusão, então o raciocínio formado pelas proposições A, B e C constitui um raciocínio lógico correto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...