Direito Constitucional - Administração Pública - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
De acordo com a Constituição Federal, sobre os servidores públicos, é correto afirmar que
as funções de confiança e os cargos em comissão serão exercidos exclusivamente por ocupantes de cargo efetivo.
em caso de afastamento do servidor público da Administração direta, autárquica ou fundacional para exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por antiguidade ou merecimento.
o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
invalidada por sentença judicial a demissão de servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com vencimentos integrais.
a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório dos servidores públicos observará a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para investidura e as peculiaridades do cargo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...