Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPE - RS) - 2009
Leia o texto abaixo.
O liberalismo tem como um dos pressupostos a auto-regulação do mercado. A ordenação ou a regulamentação jurídica é preocupação que assume especial relevância no século XX, quando ocorre a passagem do Estado Liberal para o Estado Social. Os conflitos sociais, assim como os direitos sociais-fundamentais, passaram a fazer parte da agenda das Constituições, especialmente daquelas surgidas a partir da Segunda Guerra mundial. Uma das questões centrais passou a ser a intervenção do Estado na economia, com regras específicas para a regulamentação das relações econômicas, podendo-se dizer que esse fenômeno pode ser denominado de "constitucionalização da economiall, em linha similar ao que se denomina de "constitucionalização das relações privadasll, quando tratamos da horizontalização dos direitos fundamentais.
Com base neste texto, considere as afirmações abaixo tendo em vista a Constituição brasileira de 1988.
1 - A institucionalização do Estado Social foi umas das principais preocupações do constituinte.
2 - Erigida à condição de elemento fundante da ordem econômica e a princípio constitucional fundamental, a livre iniciativa constitui uma das mais importantes normas da Constituição, razão pela qual é possível afirmar que o constituinte fez uma opção pelo modelo econômico capitalista.
3 - O direito do Estado Democrático de Direito assume uma característica nitidamente transformadora da sociedade.
4 - A Constituição do Brasil pode ser classificada como dirigente e compromissória.
5 - A propriedade privada, a função social da propriedade, a livre concorrência e a defesa do consumidor e do meio ambiente foram erigidas a categoria de princípios da ordem econômica.
Quais estão de acordo com o texto?
Apenas 3 e 5.
Apenas 1, 3 e 5.
Apenas 1, 3, 4 e 5.
1, 2, 3, 4 e 5.
Apenas a 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...