Direito Constitucional - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2013
Sobre o controle externo da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA.
Por se tratar de atribuição própria do Presidente da República, o Tribunal de Contas da União não detém o exercício do poder regulamentar, não podendo expedir atos ou instruções normativas sobre matérias de sua competência ou jurisdição, as quais ficam restritas à edição de lei complementar ou de lei ordinária no âmbito do Poder Legislativo.
Por não deter função jurisdicional típica, não compete ao Tribunal de Contas aplicar sanções aos respectivos responsáveis, mesmo em casos de ilegalidade de despesa ou de irregularidade de contas, cabendo-lhe apenas a emissão de parecer não coercitivo.
Não cabe ao Tribunal de Contas da União realizar, por iniciativa própria, inspeções e auditorias de natureza contábil em relação à legalidade dos atos de admissão de pessoal das Autarquias Federais e das Fundações Públicas de caráter Federal, por implicar violação de competência.
Em observância ao princípio constitucional da separação de poderes, não cabe ao Congresso Nacional receber do Tribunal de Contas relatório, semestral ou anual, de suas atividades.
As decisões do Tribunal de Contas de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...