Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A Sociedade Comercial KKK Indústria e Comércio Ltda. foi beneficiada pela União federal, em janeiro de 1988, com isenção de ICM sobre importação de equipamento para integrar seu ativo fixo, até dezembro de 2004, sob a condição de instalar-se no sertão da região Nordeste, objetivando-se o desenvolvimento regional, o que foi regularmente cumprido pela sociedade. No mesmo mês de janeiro de 1988, foi editada lei que isentava a importação de medicamentos destinados à comercialização para controle de doença infectocontagiosa.
Em janeiro de 2001, quando do desembaraço aduaneiro de bens importados destinados ao ativo fixo e de remédios para comercialização pela referida empresa, o chefe do posto fiscal cobrou o ICMS devido ao estado nordestino ao qual caberia o imposto, alegando que, após a Constituição de 1988, a União não poderia conceder incentivo fiscal de tal tributo.
Partindo dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A isenção para importação de medicamentos pode ser questionada pelo fiscal, já que foi concedida em caráter geral, de forma incondicionada e sem prazo determinado. Inexistente a confirmação posterior pelo estado, o prazo de fruição ter-se-ia esgotado dois anos após a promulgação da Constituição de 1988.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...