Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Um acidente ocorreu dentro de uma agência bancária. Um empregado da empresa contratada para a limpeza da agência sofreu um choque elétrico ao ligar um equipamento de reprografia (xerox) pelo seu disjuntor de acionamento. O acidente só cessou com o desligamento do quadro elétrico geral do setor e causou lesões graves e permanentes à saúde do empregado. Com relação à situação hipotética acima descrita, indique a alternativa incorreta.
Como o empregado não era o operador do equipamento, a causa do acidente pode ser atribuída à imprudência do trabalhador, que não terá direito ao seguro-acidente.
Uma possível conseqüência de um choque elétrico é a parada cardíaca da vítima.
Caso a vítima do choque tenha tido uma parada respiratória, o procedimento inicial de primeiros socorros é a respiração boca-a-boca.
A utilização do disjuntor como dispositivo de acionamento de um equipamento não é um procedimento de operação correto de equipamento elétrico.
A instituição financeira poderá sofrer ação na justiça, com base no Código Penal, caso fique constatada a negligência dessa instituição, ao permitir a operação de um equipamento por pessoa não-autorizada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...