A determinação de nitrato (NO3-), em amostras de água superficial, visa investigar a presença deste ânion que, dentre outros fatores, pode causar metamoglobinemia, doença conhecida como síndrome do bebê azul. A determinação envolve a redução dos íons nitrato a íons
- A. nitrito, em uma coluna de cádmio na forma de grânulos, tratada com sulfato de cobre (CuSO4) e posteriormente determinado por espectrofotometria.
- B. amônio, em uma coluna de cádmio na forma de grânulos, tratada com sulfato de cobre (CuSO4) e posteriormente determinado por espectrofotometria.
- C. nitrito, em uma coluna de zinco na forma de grânulos, tratada com sulfato de cobre (CuSO4) e posteriormente determinado por espectrofotometria.
- D. nitrito, em uma coluna de chumbo na forma de grânulos, tratada com sulfato de cobre (CuSO4) e posteriormente determinado por espectrofotometria.
- E. nitrito, em uma coluna de cádmio na forma de grânulos, tratada com sulfato de cobre (CuSO4) e posteriormente determinado por eletrogravimetria.