Química - Práticas Laboratoriais em química - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Os diversos métodos existentes para a contagem de micro-organismos podem ser divididos em dois grupos principais, aqueles que quantificam o número de células e aqueles que quantificam a massa celular. Além disso, alguns métodos determinam as células viáveis, enquanto outros determinam as células totais. Sobre a contagem de micro-organismos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na técnica do método da filtração, em virtude do tamanho da membrana filtrante, são consideradas significativas as contagens em placas que apresentem de 20 a 2.000 colônias. O método exige também que se trabalhe com réplicas para que os resultados possam ser estatisticamente válidos.
( ) A escala de McFarland também é considerada com um método turbidimétrico e utiliza uma escala de turvação baseada numa suspensão de nitrato de prata.
( ) O método das diluições em placas permite duas variantes: inoculação em superfície e inoculação em profundidade. No método do espalhamento em superfície o inóculo, geralmente de 0,1 a 1,0 mL, é espalhado uniformemente na superfície do meio já solidificado, com o auxílio da alça de Drigalsky, de modo a separar ao máximo as células microbianas presentes.
( ) O método considerado mais adequado para contagem de micro-organismos no ar é o de impactação em um meio sólido, que emprega um equipamento chamado de amostrador de Andersen. Uma corrente de ar de alta velocidade incide sobre a superfície de um meio de cultura sólido que capturará as partículas de ar contendo os micro-organismos.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...