Biodísel é uma denominação genérica para combustíveis derivados de oleaginosas, tais como: mamona, dendê, babaçu, soja, gordura animal etc. A adição de biodísel ao dísel de origem fóssil e(ou) a substituição deste por aquele constituem uma boa alternativa de combustível para o transporte e a geração de energia elétrica. Países como Alemanha, França e Itália já possuem programas bem desenvolvidos para a produção e uso do biodísel.
A PETROBRAS investe no biodísel, que, comparado ao dísel convencional, apresenta a vantagem de ser isento de enxofre, além do balanço favorável quanto à emissão de CO 2 . O biodísel melhora a característica lubrificante do combustível. A utilização de biodísel, além de propiciar uma melhoria significativa na redução da emissão de poluentes atmosféricos, como, por exemplo, enxofre, contribui significativamente para a geração de empregos e renda.
Internet: www.petrobras.com.br
O biodísel pode ser obtido de duas maneiras: pela pirólise ou pela transesterificação de triglicerídeos, conforme ilustram as reações abaixo.
Acerca dessas reações e dos compostos nelas envolvidos, julgue os itens seguintes.Com base nas informações acima, é correto concluir que o biodísel produzido por pirólise é igual, em composição, àquele produzido por transesterificação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...