Ao discorrer sobre as conexões fundamentais entre subdesenvolvimento e dependência, Celso Furtado, em sua obra clássica O Mito do Desenvolvimento Econômico, afirma, entre outras coisas, que
- A. a industrialização de um país periférico tende a tomar a forma de manufatura local daqueles bens de consumo que já eram previamente produzidos artesanalmente.
- B. aumentar o consumo das massas significa difundir o uso de novos produtos, já na fase de rendimentos decrescentes nos países cêntricos.
- C. a dependência caracterizada por padrões de consumo modelados do exterior exigiu, na primeira fase de expansão do sistema capitalista, signifi cativos investimentos estrangeiros diretos.
- D. existe uma estreita correlação entre o grau de diversificação de uma cesta de bens de consumo, de um lado, e o nível da dotação de capital por pessoa empregada e a complexidade da tecnologia, de outro.
- E. o fenômeno da dependência, manifestado inicialmente pela imposição externa de padrões de consumo, só se tornou possível pela acumulação de déficits substanciais no comércio exterior.