Segundo Weber, na localização industrial atuam os fatores aglomerativo e desaglomerativo que são capazes de explicar a concentração e a dispersão da indústria em certa região. Estes fatores atuam da seguinte forma:
O fator aglomerativo atua de forma a facilitar as transações entre as empresas do mesmo ramo, enquanto o fator desaglomerativo facilita a competitividade em novos mercados.
O fator aglomerativo forma uma rede de troca competitiva entre empresas que dificulta o crescimento isolado da empresa, já no fator desaglomerativo o custo de operação da empresa é maior, mas confere maior autonomia administrativa.
O fator aglomerativo atua na redução de custo que uma empresa de certa indústria consegue ao se localizar junto a outras empresas, já o fator desaglomerativo representa a economia de custo obtida pelo distanciamento em relação às empresas já estabelecidas.
O fator aglomerativo atua de forma a facilitar as transações entre as empresas de mesmo ramo embora aumente seu custo operacional, já no fator desaglomerativo o custo de operação da empresa é maior, mas confere maior autonomia administrativa.
O fator aglomerativo forma uma rede de troca competitiva entre empresas que dificulta o crescimento isolado da empresa, já, o fator desaglomerativo representa a economia de custo obtida pelo distanciamento em relação às empresas já estabelecidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...