A proposta da economia solidária se fundamenta nos princípios eqüitativos de Rochdale, (meados do século XIX), a partir de uma cooperativa de consumo, com o intuito de redução de custos e aumento da qualidade dos alimentos consumidos. Estes preceitos estão sustentados até os dias de hoje e são ratificados nos congressos internacionais sobre cooperativismo em todo o mundo, dando sustentação para as propostas de cooperativismo popular a partir da noção de economia solidária. Tais princípios são:
I. Deve ser gestionada por princípio democrático, para cada sócio um voto, e ser uma sociedade aberta desde que respeitada a cota de capital mínimo para todos.
II. Todo dinheiro investido na cooperativa deve ser remunerado por uma taxa de juros e as sobras de receita, deduzidas todas as despesas, devem ser distribuídas entre os sócios em proporção às compras que fizerem na cooperativa.
III. Todas as vendas devem ser à vista e os produtos vendidos não necessariamente devem ser puros e de qualidade.
IV. A cooperativa deve promover a educação dos sócios nos princípios do cooperativismo e deve ser neutra do ponto de vista político e religioso.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...