No capítulo X do Planejamento Estratégico afirma-se que, do ponto de vista da Teoria Econômica, em contraponto à análise ético-administrativa, soa subjetiva por demais a idéia de ceder de volta à sociedade aquilo que ela dá às firmas. O mais correto seria admitir que o valor da responsabilidade social corporativa − corporate social responsability (CSR) − reside em facultar benefícios para as empresas, entre os quais NÃO se inclui
a melhoria da performance financeira; isto é, empresas cujas atividades repousam em princípios éticos têm melhor desempenho que as outras e o incremento da capacidade de atrair e reter empregados.
a perda da imagem pública da empresa e a queda da produtividade devida ao absenteísmo dos trabalhadores.
a redução dos custos de operação (pela diminuição do desperdício e as ineficiências dos processos de produção, além da minimização do absenteísmo e desestímulo dos trabalhadores).
a valorização da marca e reputação e o aumento da produtividade e qualidade.
o aumento das vendas e da lealdade do consumidor e a melhoria da performance financeira.
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