"No Brasil, 'a mudança' do padrão de circulação no território, com as novas atividades econômicas ligadas à industrialização e à formação de um setor de serviços importante, provocou a aceleração dos ritmos de vida e uma necessidade de maior fluidez na movimentação de pessoas e mercadorias."
(Fabio B. Contel. Os sistemas de movimento do território brasileiro.)A respeito dos sistemas de movimento do território, isto é, os sistemas de engenharia (fixos) e os sistemas de fluxos (materiais ou imateriais) que permitem a integração geográfica dos lugares, avalie as afirmativas a seguir:
I. A modernização do sistema aquaviário de longo curso, veículo quase exclusivo do comércio exterior, é expressa pelo aumento dos fluxos de contêineres, utilizados para cargas de produtos frágeis e de maior valor agregado.
II. O sistema ferroviário, devido às diferenças técnicas que impediam sua interseção eficiente e ao traçado das linhas que refletiam a estrutura produtiva "extrovertida", não foi capaz de realizar uma integração territorial coesa.
III. O aumento da quantidade e da qualidade dos fluxos do sistema rodoviário é explicado pela maior complexidade da base produtiva e pelo conseqüente aumento da divisão territorial do trabalho.
Assinale:
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
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