A respeito das finanças públicas, cuja análise é importante para investigar o desempenho do setor público, assinale a opção correta.
As necessidades de financiamento do setor público (NFSP), que representam o montante de recursos que o setor público não-financeiro necessita captar no mercado para financiar seus gastos líquidos — dos quais se descontam as receitas fiscais —, são apuradas apenas para as operações que envolvem o governo federal.
De acordo com a teoria da Curva de Laffer "monetária", quando a expansão monetária é muito elevada, a redução dos saldos reais decorrente dessa expansão é cada vez maior, o que restringe o crescimento da senhoriagem, que pode, inclusive, ser reduzida.
Quanto maiores forem a taxa de crescimento da economia e o superavit primário, menor será a razão da dívida publica em relação ao PIB e, portanto, menor será a sustentabilidade do endividamento público, no longo prazo.
No Brasil, as reformas recentes do setor público, além de redefinirem o papel do Estado na economia, vão no sentido de reduzir o tamanho do governo. Essas reformas excluem tentativas de racionalização, controle financeiro e administrativo do setor público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...