Uma das explicações recorrentes para o crescimento constante do gasto público dos estados contemporâneos tem sido a necessidade de preparação para guerra. No entanto, a tendência de elevação dos gastos governamentais continuou mesmo após 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Os dois fatores que mais influenciaram o aumento do gasto público nas últimas décadas, independentemente do grau de desenvolvimento dos países foram:
a adoção de regimes representativos pela grande maioria dos estados que resultou numa demanda por universalização dos serviços públicos e a burocracia criada para suprir essa demanda gerou uma tendência inercial de crescimento dos gastos de custeio com a máquina pública.
a universalização da educação, associada à elevadas taxas de crescimento populacional, gerando uma demanda constante por mais e melhores serviços públicos.
o crescimento inicial do gasto público produzindo uma burocracia cada vez mais autônoma que, por sua vez, passou a capturar rendas crescentes na forma de impostos, independentemente das demandas da população.
o boom populacional a partir dos anos 1950 aumentando a proporção de crianças e jovens e estes, por sua vez, pressionando a criação de novos serviços, como creches, educação, esportes e lazer.
o envelhecimento progressivo da população, gerando elevados gastos com saúde e previdência e o aumento de gastos com serviços públicos em função da crescente urbanização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...