Um estudo divulgado pela Receita Federal do Brasil informou que a Carga Tributária Bruta brasileira passou de 35,31% do PIB em 2011 para 35,85% do PIB em 2012. Considerando os conceitos de Carga Tributária Bruta e Carga Tributária Líquida, é correto afirmar:
- A. Verificar o crescimento da Carga Tributária Bruta entre 2011 e 2012 é suficiente para concluir que houve decréscimo do PIB brasileiro no mesmo período.
- B. A medida da Carga Tributária Bruta como percentual do produto da economia se faz pela razão entre a arrecadação tributária federal e o PIB medido a custo de fatores, ambos em termos nominais.
- C. É condição necessária para a elevação da Carga Tributária Bruta que a arrecadação tributária de todas as esferas de governo tenha aumentado como proporção do PIB.
- D. A Carga Tributária Líquida do Brasil deve ser inferior a 35% do PIB, pois neste conceito não são computados os impostos indiretos como o Imposto sobre Produtos Industrializados.
- E. A medida da Carga Tributária Bruta como percentual do produto da economia se faz pela razão entre a arrecadação tributária das três esferas de governo e o PIB medido a preços de mercado, ambos em termos nominais.