O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual do Brasil. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
- A. O crescimento da economia brasileira, no período de 1955 a 1979, caracterizou-se pelas taxas elevadas de proteção, pela forte participação do Estado na economia, bem como pela presença do capital estrangeiro.
- B. No Plano de Metas, a expansão do setor industrial, embasada na produção de bens de consumo duráveis e na ampliação do setor de infraestrutura, ocorreu sem pressões inflacionárias em razão do equilíbrio das contas públicas, que prevaleceu na vigência desse plano.
- C. A diversificação da produção industrial no âmbito do modelo de importações, que prevaleceu no Brasil até o final da década de 70, deveu-se à valorização real do câmbio e à elevação das tarifas aduaneiras.
- D. Na visão de Celso Furtado, a desvalorização substancial do câmbio no pós-guerra, por expandir as importações de bens finais e intermediários e elevar o custo de produção, contribuiu para reduzir a rentabilidade do setor industrial.
- E. Entre 2000 e 2006, o crescimento dos gastos públicos deveu-se à expansão do chamado gasto social e das despesas de capital, evidenciadas pelo aumento substancial do investimento público nesse período.