Economia - A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere ao período econômico compreendido entre os anos 1980 e 1984 e às medidas de política econômica adotadas, nesse período, em face do cenário externo, assinale a opção correta.
Com o objetivo de impedir que a maxidesvalorização cambial afetasse fortemente a atividade econômica, o governo indexou os salários ao índice nacional de preços ao consumidor (INPC).
O ajustamento externo da economia brasileira no período de 1981 a 1984 e o plano trienal do FMI ocasionaram um ajuste recessivo na economia, caracterizado pela redução do investimento público, pela desvalorização cambial e pela elevação das taxas de juros.
A política macroeconômica predominante nos anos 1981 e 1982 direcionou-se ao aumento da contratação de empréstimos no exterior, em virtude da forte entrada de capitais no país.
Esse período foi marcado pela manutenção dos preços do petróleo e pelo retorno das políticas keynesianas, com vistas ao combate da retração da economia causada pelo choque do petróleo, ocorrido ao final de 1973.
A implantação de programa de renovação da dívida externa brasileira evitou que o Brasil recorresse aos recursos do FMI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...