O estudo da contabilidade nacional diz respeito à mensuração dos agregados macroeconômicos. Sobre o assunto, assinale a opção correta.
- A. As estimativas para o produto interno bruto (PIB) incluem tanto o valor imputado dos aluguéis dos imóveis ocupados por seus proprietários quanto o valor imputado dos serviços domésticos, que os membros da família oferecem uns aos outros.
- B. A ampliação de programas de transferências de renda para novos segmentos da população, antes excluídos desses programas, contribui para elevar a renda disponível da economia, porém não altera o valor agregado bruto da economia no período considerado.
- C. Considerando-se que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro, expresso em bilhões de reais, passou de 1.942, em 2004, para 2.148, em 2005, é correto afirmar que a taxa de crescimento real da economia, nesse período, foi igual a (206/1942) ×100.
- D. O cálculo do índice de preços ao consumidor (IPC), com base em uma pesquisa de orçamento familiar realizada há dez anos, subestima a inflação para os domicílios com acesso à Internet pela banda larga, cujo preço tem-se reduzido a cada ano.