A análise das decisões de consumo, de poupança e de investimento é importante na determinação da renda e do produto de equilíbrio. Em relação a essas variáveis, assinale a opção correta.
- A. Supondo que as isenções recentes de IPI, acordadas pelo governo brasileiro, são compensadas por aumentos equivalentes da arrecadação de impostos sobre cigarros, então, tanto a renda como a produção total da economia não se alteram.
- B. A ideia de que o consumo corrente é financiado pelo estoque de riqueza e pela renda gerada ao longo da vida dos consumidores contradiz a hipótese do ciclo de vida.
- C. As reduções recentes das taxas de juros no Brasil deslocam a função de consumo da economia brasileira para baixo e para a direita.
- D. Aumentos das alíquotas do imposto de renda de pessoa física (IRPF), por reduzirem a propensão marginal a poupar, diminuem a poupança privada, porém não alteram os níveis de consumo.
- E. A volatilidade, que caracteriza o investimento tornando-o o componente mais instável do PIB, explica-se, em parte, pela irregularidade da inovação tecnológica e pela durabilidade dos bens de capital.