A economia brasileira passou por diversos planos de crescimento e de estabilização ao longo das últimas quatro décadas. É correto afirmar que:
o II Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico representou uma opção pela continuidade do crescimento econômico em face da crise do petróleo deflagrada em 1973, dando ênfase ao desenvolvimento dos setores produtores de bens de capital e de insumos básicos.
a política de ajustamento externo levada a efeito pelo Ministro Delfim Neto na primeira metade da década de 80, além de ter provocado uma profunda recessão interna no período de 1981-83, com o declínio real do PIB, foi um grande fracasso no objetivo de reverter a tendência de déficits sucessivos na balança comercial.
dois dos pilares do sucesso do Plano Cruzado em conter a inflação no ano de 1986 foram: o congelamento de preços, uma vez que a dispersão dos preços relativos era muito pouco acentuada na época, e a recessão provocada pela perda do poder aquisitivo dos trabalhadores, fato que ajudou a equilibrar a balança comercial do país.
o Plano Bresser foi inicialmente bem sucedido na queda inicial da taxa de inflação, mas não conseguiu reverter a deterioração observada na balança comercial, uma vez que as taxas elevadas de crescimento do setor industrial observadas no período implicaram num volume de importações mais alto.
a implantação de metas de expansão monetária, a restrição de operações de crédito e a imposição de uma taxa de compulsório de 100% sobre as captações adicionais do sistema financeiro foram medidas tomadas pelo Governo na implantação do Plano Real em 1994 que ajudaram a conter significativamente a demanda interna por bens e serviços, um dos fatores de seu sucesso em diminuir substancialmente a taxa de inflação brasileira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...