Da depressão econômica dos anos 30 até a crise da dívida externa dos anos 80, ocorreu no Brasil um processo de modernização econômico, social e político que possibilitou a substituição das estruturas tradicionais de base rural. O Brasil dos anos 80 era, certamente, muito diferente daquele dos anos 30.
A respeito das mudanças ocorridas nesse período, é correto afirmar que:
a reforma agrária realizada pelos governos autoritários foi responsável pela ocorrência de um acelerado êxodo rural, o que provocou o "inchamento" das cidades.
o modelo de crescimento adotado foi marcado pelo uso intensivo do fator trabalho, o que permitiu a inclusão da maior parte da população nos benefícios da modernidade.
a instalação de setores industriais modernos provocou uma acelerada urbanização da população e mudou o perfil da população economicamente ativa.
a instalação de uma infra-estrutura viária articulou o território nacional, o que permitiu a formação de numerosas "ilhas" econômicas com diferentes graus de desenvolvimento.
os investimentos feitos pelo setor público foram responsáveis pelo êxito dos planos econômicos, o que afastou o capital externo do processo de modernização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...