Economia - Estruturas de Mercado - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a afirmação verdadeira:
Dentre as condições que não levam ao monopólio podemos apontar: 1) a empresa possui uma patente que impede as outras empresas de produzirem a mesma mercadoria; 2) o monopólio pode ser estabelecido por uma regulação governamental; 3) a empresa dita monopolista pode controlar a oferta total de insumos para produzir a mercadoria.
De acordo com a teoria microeconômica, uma diferença básica entre a firma que opera em concorrência perfeita e a firma que opera em monopólio é que a elasticidade da procura diante do monopolista tem um valor maior que a elasticidade da procura frente ao concorrente perfeito.
A curva da oferta de uma firma, no curto prazo e em regime de concorrência perfeita, será a curva de custo marginal para todas as quantidades iguais ou superiores àquela para a qual o custo variável médio é mínimo.
Se uma empresa monopolista absoluta na produção de um bem X, maximizadora de lucros, for constrangida a pagar ao governo, como tributo, uma quantia fixa por período de tempo, independente da quantidade produzida de X no período, a empresa transferirá integralmente o tributo ao consumidor dados os poderes de mercado que ela detém.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...