Física - Física de Materiais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A observação ao microscópio óptico de uma mesma amostra de ferro fundido nodular com matriz ferrítica/perlítica, nos mostra que:
segmentando as duas imagens, é possível obter as frações de cada uma das 3 fases, combinando os resultados em um sistema de equações. A partir daí, será possível obter a distribuição tridimensional de diâmetros dos nódulos e o tamanho de grão da perlita.
a imagem da direita é da amostra lixada, polida e atacada com Nital. É possível discriminar as 3 fases: nódulos de grafite (escuros), perlita (cinza) e ferrita (clara). O histograma será trimodal e será possível segmentar cada fase e medir suas respectivas frações de área.
o histograma da imagem da esquerda será bimodal, e será possível segmentar e medir, diretamente, a fração de área e a distribuição tridimensional de diâmetros dos nódulos de grafite.
o histograma da imagem da direita é bimodal: a perlita aparece clara e os nódulos de grafite, junto com a ferrita, aparecem escuros. Será possível discriminar os nódulos por sua forma e medir sua fração de fases e distribuição de diâmetros.
a imagem da esquerda é da amostra apenas lixada e polida. O histograma da imagem será bimodal e será possível segmentar e medir a fração de área dos nódulos de grafite. Não será possível discriminar ferrita de perlita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...