Química - Práticas Laboratoriais em química - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Considerando-se o tema de filtros locais (ou de vizinhança) para melhoramento de imagens, pode-se afirmar que
um filtro passa-baixas borra a imagem porque deixa passar somente os pixels que possuem intensidade mais baixa. Um filtro passa-altas realça as bordas de objetos da imagem, também aumentando o ruído, porque amplifica as intensidades dos pixels de maior intensidade.
um filtro passa-baixas possui uma matriz de operação (kernel) composta por pesos todos positivos, enquanto um filtro passa-altas tem seu kernel composto por pesos positivos e negativos. O filtro passa-baixas reduz a presença de freqüências espaciais altas na imagem. O filtro passa-altas reduz a presença de freqüências espaciais baixas na imagem.
tanto um filtro mediana, como um filtro passa-baixas contribuem para reduzir ruído em imagens. Mas o filtro mediana borra menos as bordas dos objetos da imagem porque tem pesos menores em sua matriz de operação (kernel).
os filtros locais são operações que têm uma imagem de entrada e uma imagem de saída. A imagem de entrada é varrida pelo matriz de operação (kernel) do filtro, coluna por coluna e linha por linha. Cada pixel da imagem de saída é calculado a partir apenas do pixel na coordenada correspondente na imagem de entrada.
os filtros locais utilizam sempre matrizes de operação (kernels) com o mesmo tamanho. O que muda entre os filtros são apenas os valores dos elementos das matrizes. Quanto maiores estes valores, mais intenso é o efeito do filtro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...