Um monopolista A vende seu produto em um mercado com função de demanda linear. Para produzir esse produto, ele emprega um único insumo. Cada unidade empregada do insumo é convertida em uma unidade de produto. Esse insumo, por sua vez, é produzido por outro monopolista B a um custo marginal nulo. Pode-se afirmar que
o preço do produto do monopolista A será igual à metade do preço correspondente ao intercepto da curva de demanda com o eixo dos preços.
caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 1/3 superior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.
caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 1/3 inferior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.
caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 50% superior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.
caso haja a fusão dos dois monopolistas, a nova empresa irá produzir uma quantidade inferior do bem final do que aquela que seria produzida antes da fusão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...