Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
O fogo é resultante de uma reação química em cadeia que, para ocorrer, necessita da presença de um combustível (material oxidável), de um comburente (material oxidante) e de energia (fonte de ignição). Um incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado e o seu combate consiste em romper essa reação. No entanto, um erro na escolha de um extintor pode tornar inútil o esforço de combater as chamas ou até mesmo piorar a situação. Nessa perspectiva, considere as afirmativas a seguir.
I O fogo de Classe A é o proveniente de materiais de fácil combustão, como tecidos, madeira e papel, sendo o extintor tipo Água Pressurizada utilizado para essa classe.
II Nos equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição e fios, ocorre o fogo Classe B, que pode ser combatido com extintor do tipo Espuma.
III O fogo Classe C se origina de produtos considerados inflamáveis, como óleos, vernizes, tintas e gasolina, sendo o extintor tipo Dióxido de Carbono o usado, preferencialmente, para essa classe de fogo.
IV Elementos pirofóricos como magnésio, zircônio e titânio originam o fogo Classe D, para cujo combate pode ser usado o método de abafamento por meio de areia.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e II.
II e III.
II e IV.
I, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...