O poli(acetato de vinila) - PVA - é um polímero de grande interesse industrial, utilizado na fabricação de adesivos, filmes plásticos e tintas. Ele pode ser obtido pela polimerização de acetato de vinila, promovida pela adição de peróxidos (ROOR) e por aquecimento, conforme a ilustração abaixo.
Em relação a este processo, é correto afirmar que
o processo de polimerização descrito pode ser classificado como radicalar, já que peróxidos, sob aquecimento, formam radicais livres que iniciam a reação de polimerização.
o peróxido é um catalisador deste processo de polimerização, uma vez que, na sua ausência, a reação se processará mais lentamente.
o acetato de vinila, devido à presença do grupamento carbonila, de caráter polar, formará carbocátions na presença de peróxidos, gerando o PVA por polimerização catiônica.
a polimerização do acetato de vinila por ação de peróxidos gera moléculas de PVA de tamanho de cadeia único, onde m = n − 2.
pode ser classificado como aniônico, uma vez que os peróxidos, assim como os hidróxidos, são bases fortes, gerando ânions capazes de promover uma adição nucleofílica ao acetato de vinila.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...