As políticas fiscais e monetárias constituem importante instrumento da ação do governo para a estabilização econômica. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
- A. Para combater uma inflação provocada por um excesso de demanda, o governo deve implementar uma política fiscal constituída de corte de impostos e de redução substancial dos gastos públicos.
- B. Adeptos da teoria quantitativa da moeda acreditam que aumentos no estoque monetário não alteram o lado real da economia, em virtude de serem compensados por variações equivalentes na velocidade de circulação da moeda.
- C. Para que as políticas monetárias, efetivamente, promovam aumentos, no curto prazo, na demanda agregada e expandam o potencial produtivo da economia, a demanda de investimento deve ser inelástica em relação à taxa de juros.
- D. Aumento dos gastos públicos com educação e treinamento de mão-de-obra constitui exemplo de políticas fiscais expansionistas cujos impactos de longo prazo sobre a produtividade deslocam a curva de oferta agregada da economia para a direita.