Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência às políticas fiscais e monetárias, que constituem importante instrumento da ação do governo para a estabilização econômica, assinale a opção correta.
Os adeptos da teoria das expectativas racionais afirmam que políticas monetárias discricionárias são ineficazes para reduzir a instabilidade macroeconômica e, a exemplo dos monetaristas, advogam o uso de regras para reduzir a intervenção do governo na economia.
Se uma economia aberta estiver, inicialmente, no seu equilíbrio de longo prazo, uma política fiscal expansionista desloca a curva IS para cima e para a direita e, portanto, aumenta, permanentemente, o nível de produção e de emprego.
Quando a demanda de moeda é relativamente inelástica em relação à taxa de juros, a curva LM será horizontal e mudanças na política fiscal terão grande impacto sobre a renda real da economia.
Em uma pequena economia aberta, na qual as taxas de câmbio sejam flutuantes, a política monetária será menos efetiva porque os aumentos nos gastos públicos serão compensados pela queda das exportações líquidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...