Há uma íntima relação entre as políticas fiscal, monetária e cambial, de maneira que vários regimes de política econômica podem surgir, a depender do instrumento principal escolhido para manter estabilizada a economia de um país. Sobre o caso do Brasil, nos anos 2000, é, portanto, correto afirmar que
- A. a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o Banco Central reduza a taxa de juros básica, de sorte a não sobrecarregar as contas públicas com elevados serviços de juros da dívida pública.
- B. a política monetária deve perseguir metas de taxa de câmbio para melhorar o rendimento do nosso setor exportador, enquanto cabe à política fiscal conceder empréstimos subsidiados ao setor privado nacional e internacional.
- C. a política cambial segue um regime de câmbio fixo, com vistas a garantir uma inflação baixa e gastos dos governo equilibrados.
- D. o tripé macroeconômico adotado a partir do ano 2000 é constituído pelo regime de metas de inflação, por uma taxa de câmbio ajustável e flutuante e por uma política fiscal de equilíbrio das contas públicas, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
- E. a supervisão das políticas monetária, fiscal e cambial de cada nível de governo da federação cabe ao Banco Central do Brasil, para evitar a ocorrência de crises sistemáticas de balanço de pagamentos.