Questão número 46713

A geração e a migração de hidrocarbonetos em bacias sedimentares dependem de fatores relacionados tanto à quantidade e à qualidade da matéria orgânica preservada nos horizontes potencialmente geradores de óleo e gás, como também a aspectos específicos, relativos à evolução tectono-sedimentar de cada bacia.

Sendo assim, sobre os mecanismos de geração ou migração de hidrocarbonetos em bacias sedimentares, está em DESACORDO o seguinte aspecto:

  • A. Zonas de falha podem atuar como condutos ou como barreiras durante a migração secundária, a depender das condições de permoporosidade dessas descontinuidades na época de migração dos hidrocarbonetos.
  • B. O microfraturamento da rocha fonte, provocado por sobrepressão causada pelo processo de geração de óleo ou gás é uma das principais causas da migração primária de hidrocarbonetos.
  • C. Folhelhos que apresentam teores de 1,5% de Carbono Orgânico Total (COT) e índices de pirólise de 5 mg HC/mg rocha são considerados potencialmente favoráveis à geração de hidrocarbonetos.
  • D. Indicadores moleculares (biomarcadores) permitem que se estabeleça uma associação entre óleos que migraram para um determinado reservatório, ou mesmo que atingiram a superfície, inclusive aqueles que sofreram biodegradação moderada.
  • E. Rochas ígneas intrusivas exercem sempre um papel desfavorável na geração de hidrocarbonetos, pois as altas temperaturas em que são posicionadas no pacote sedimentar, invariavelmente destroem termicamente a matéria orgânica dos intervalos geradores.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...