Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Arrow e Sheshinski consideram a possibilidade da incorporação de progresso tecnológico nos modelos de crescimento por meio do mecanismo denominado de learning-by-doing. Assim sendo,
pode-se afirmar que esses modelos são incompatíveis com o pressuposto neoclássico de um mercado perfeitamente competitivo.
nesses modelos, o equilíbrio não se configurava como uma situação Pareto-Ótimo.
em tais modelos, o aprendizado ocorria de forma intencional e tinha a característica de um bem público, cuja difusão não era instantânea.
nesses modelos, a otimalidade paretiana não seria garantida por meio da presença do chamado ditador benevolente, ou seja, um governo que garanta a manutenção da lei e da ordem, a oferta de infra-estrutura básica, etc..
nesses modelos, o mercado fornece equilíbrio eficiente devido à existência de externalidades e a sua não completa apropriação por parte de quem as gerou.
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