Uma das características essenciais da economia crescentemente globalizada dos dias de hoje é a intensa circulação de capitais. Contudo, há diferenças quanto à forma pela qual ocorre esse fluxo financeiro pelos mercados mundiais. Assim, são chamados de capitais especulativos aqueles que
comprometidos com a produção, são geralmente aplicados pelas multinacionais na aquisição de empresas estatais em países emergentes.
se voltam para o investimento direto, isto é, são usados por empresas transnacionais na construção ou na expansão de unidades industriais em outros países.
entram e saem rapidamente de países, em geral forçando a desvalorização de moedas nacionais, como forma de ampliar seus ganhos.
não levam em consideração as taxas de remuneração oferecidas pelos países que os recebem, preocupando- se tão-somente com os riscos porventura existentes nessas economias.
compensam os elevados juros com que são remunerados pelo compromisso de não se afastarem do país ante os primeiros sinais de instabilidade econômica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...