Questão número 468312

Em relação aos Modelos Macroeconômicos Clássico e Keynesiano é correto afirmar que:

  • A.

    no Modelo Clássico, a taxa de juros é um fenômeno real, sendo determinada pela oferta de poupança e pela demanda de investimentos. Na Teoria Keynesiana, a taxa de juros é um fenômeno monetário, dado que é determinada pelo encontro da oferta de moeda com a demanda de moeda.

  • B.

    no Modelo Clássico, uma variação no volume dos meios de pagamentos afeta apenas o nível de preços na mesma proporção. Por outro lado, no Modelo Keynesiano, uma variação no volume dos meios de pagamentos pode afetar preços ou não, dependendo do impacto na demanda especulativa da moeda, do nível da taxa de juros, câmbio e inflação.

  • C.

    de acordo com o Modelo Keynesiano, pode existir recursos ociosos, ou seja, renda aquém do pleno emprego. Já no Modelo Clássico não é considerada a possibilidade de recursos ociosos, embora considere a possibilidade de desemprego do fator mão-de-obra.

  • D.

    os pilares do Modelo Clássico são: 1) a economia opera em pleno emprego; 2) a velocidade renda da moeda é constante; 3) a oferta cria sua própria demanda; 4) a taxa de juros é um fenômeno não monetário; 5) a Taxa de Câmbio sempre é flutuante. Os pilares do Modelo Keynesiano são: 1) possibilidade de equilíbrio macroeconômico com desemprego; 2) escassez de demanda agregada; 3) taxa de juros como fenômeno tipicamente monetário; 4) intervenção governamental como instrumento de conduzir a economia ao pleno emprego; 5) a Taxa de Câmbio sempre é fixa uma vez que não reflete as variações reais da economia e sim os desequilíbrios na condução da política monetária que resultam em inflação e desestabilização do câmbio.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...