Considerando-se moeda o papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista nos Bancos Comerciais (M1) e que a oferta de moeda é realizada tanto pelas autoridades monetárias, por meios da emissão, quanto pelos Bancos Comerciais, através da criação e da destruição de moeda, é correto afirmar que:
o Banco Central (BACEN) pode aumentar o volume de reservas dos Bancos Comerciais e, com isso, expandir a oferta monetária, ao vender títulos do Governo Federal no mercado aberto.
caso o Banco Central limite quantitativamente o redesconto ou eleve suas taxas, poderá haver retração da oferta monetária pois ocorrerá uma contração dos empréstimos bancários e, conseqüentemente, redução da moeda escritural.
o volume de depósitos que podem ser criados pelos Bancos Comerciais depende do volume de depósitos compulsórios. Assim, aumentos no coeficiente de encaixe compulsório tende a expandir a oferta monetária.
a compra de títulos públicos pelo Banco Central no mercado aberto cria fundos adicionais para empréstimos nos Bancos Comerciais e, conseqüentemente, as taxas de juros tendem a se elevar.
quando um cliente efetua um depósito a prazo em seu Banco Comercial, não há criação nem destruição de moeda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...