Economia - O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
O modelo de substituição de importações influenciou as políticas de industrialização e, mais amplamente, de desenvolvimento econômico de vários países.
Esse modelo é caracterizado pelo(a)
estrangulamento externo, com a queda do valor das exportações, junto com a manutenção parcial da demanda interna e da demanda por importações, que gerou escassez de divisas.
contenção da demanda através da redução do deficit público, via diminuição dos gastos públicos e dos investimentos, elevação da taxa de juros e restrição de crédito e redução do salário real e do desemprego.
ideia de construção nacional, visando ao desenvolvimento econômico e à autonomia do país em relação ao exterior, a partir de um fortalecimento da indústria nacional voltada para a exportação de produtos primários.
política cambial favorável à indústria, para incentivar e reduzir custos do investimento industrial, mas que não gerou distorções entre os setores de atividade.
redução da importância da agricultura na industrialização do país, com reduzida liberação de mão de obra para as indústrias e reduzida geração de divisas via exportações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...