Questão número 468842

O ajuste da economia brasileira à crise cambial de 1999 envolveu não só medidas emergenciais, mas também (e principalmente) uma mudança de modelo de política macroeconômica. Sobre esse novo modelo e a evolução da política econômica no Brasil pós-1999, é correto afirmar:

  • A.

    Houve nítida mudança no papel da taxa de câmbio em relação ao modelo vigente durante o Plano Real: a taxa de câmbio perdeu a função de âncora dos preços e assumiu o papel de variável de ajuste do balanço de pagamentos.

  • B.

    Houve nítida mudança no papel da taxa de juros em relação ao modelo vigente durante o Plano Real: a taxa de juros deixou de atuar como instrumento de política antinflacionária e tornou-se um instrumento de controle da taxa de câmbio e, indiretamente, do balanço de pagamentos.

  • C.

    O modelo de metas inflacionárias fixou metas de inflação gradualmente decrescentes para o IPCA a partir de 1999, tendo o índice se mantido dentro dos intervalos previstos até o fim do segundo governo Fernando Henrique Cardoso.

  • D.

    A taxa de câmbio foi substituída pelo modelo de metas inflacionárias como âncora dos preços e a política fiscal passou a ser orientada por metas de déficit nominal (meta de déficit zero), visando ao controle da relação Dívida Pública/PIB.

  • E.

    A política fiscal passou a ser orientada por um modelo de metas de superávit primário para o governo central (Governo Federal, Previdência Social e Banco Central), visando ao controle da relação Dívida Pública/PIB e, através desta, do risco-país.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...