Em relação ao comportamento do balanço de pagamentos sob diferentes regimes cambiais, é correto afirmar:
- A. Em regime de flutuação suja ou controlada, a taxa de câmbio é praticamente mantida fixa e alterada pela autoridade monetária apenas quando há iminência de crise cambial.
- B. Sob um regime de flutuação cambial plena, a taxa de juros pode controlar plenamente a taxa de câmbio nominal, por meio da atração de capitais externos.
- C. A expansão da renda em um regime de câmbio fixo não reforça a tendência ao desequilíbrio das contas externas, pois o mercado financeiro internacional tem liquidez garantida.
- D. A inflação é mais efetivamente controlada no curto prazo em um regime de câmbio fixo, supondo-se que a inflação externa seja nula, pois um aumento da demanda pode ser atendida pela oferta de bens importados, em caso de insuficiência de abastecimento interno.
- E. Uma taxa de câmbio flutuante insere uma tendência natural à depreciação da moeda, pois todo e qualquer país demanda mais bens do exterior do que o que pode produzir internamente, pressionando sempre as contas externas por meio de uma balança comercial negativa.