Química - Práticas Laboratoriais em química - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
O teor de grupos funcionais básicos em um carbono ativado foi determinado por titulação ácido-base, de acordo com o seguinte procedimento: 1,000 g da amostra de carbono ativado foi agitado por 24 h com 50,0 mL de uma solução padrão de HCR 0,1000 mol/L. Durante a agitação, os grupos básicos do material foram neutralizados pelo ácido. Após filtração, alíquotas de 10,0 mL da solução ácida remanescente foram tituladas com uma solução padrão de NaOH 0,100 mol/L. O teor de grupos básicos no carbono ativado foi, então, determinado a partir da diferença entre as concentrações inicial e final da solução ácida, considerando-se que essa diferença se deva à neutralização completa dos grupos básicos presentes na superfície da amostra de carbono ativado.
Considerando a situação descrita e a tabela apresentada, que contém faixas de viragem de diferentes indicadores, julgue os itens subsequentes.
Para preparar 500 mL de uma solução de HCR com concentração 0,100 mol/L, o volume V de solução estoque necessário, em mL, pode ser calculado por meio da equação a seguir, em que MHCR, C% e d representam, respectivamente, a massa molar do HCR (em g/mol), a concentração (em porcentagem massa/massa) e a densidade (em g/mL) da solução estoque.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...