As políticas fiscais e monetárias sintetizam a ação do governo para estabilizar a economia. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
- A. O fato de os indivíduos tomarem decisões baseadas na renda permanente em vez de fazê-lo com base na renda corrente contribui para reduzir a eficácia das políticas fiscais discricionárias.
- B. O efeito deslocamento (crowding out) potencializa os efeitos de políticas fiscais expansionistas porque contribui para aumentar as exportações líquidas da economia.
- C. Contrariamente à progressividade do imposto de renda, programas de seguro-desemprego não funcionam como estabilizadores automáticos da economia.
- D. Na abordagem monetarista, mudanças na velocidade de circulação da moeda, decorrente de modificações nas taxas de juros, compensam as variações na oferta monetária restringindo a relevância da teoria quantitativa da moeda.
- E. Políticas monetárias restritivas elevam as taxas de juros e reduzem a demanda de consumo e de investimentos, porém, contribuem para aumentar as taxas de inflação.