Para desenvolver um trabalho consistente com a ampliação das competências leitora e escritora, é importante conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola. Entre as várias ações que podem ser desenvolvidas no processo da avaliação diagnóstica é adequado:
I. Considerar os seguintes domínios de leitura: localização e recuperação de informação (ler nas linhas), compreensão e interpretação (ler entre as linhas) e reflexão (ler atrás das linhas).
II. Proceder a uma investigação envolvendo toda a comunidade escolar, sobre os hábitos culturais, o uso da Internet para saber o que lêem, onde lêem e que práticas de leitura desenvolvem.
III. Analisar a comunidade a que pertence a escola tomando como ponto de partida primordial a organização das famílias, as agremiações e as moradias do bairro, visando a intervenção no ambiente cultural para facilitar a competência leitora e escritora.
IV. Realizar uma das fases da sondagem individualmente é uma forma de garantir que não se crie nenhum tipo de constrangimento para as crianças, jovens e adultos que por ventura ainda não dominem o sistema de escrita.
V. No caso de alunos analfabetos é importante que as suas escritas possam ser interpretadas a fim de saber as suas hipóteses. É imprescindível que todos os professores estejam aptos a realizar esta análise com precisão.
É correto o que se afirma em
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, IV e V, apenas.
II e III, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...