Segundo o Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental:
"A leitura exploratória das imagens − fotografias, ilustrações, mapas, gráficos, tabelas, fórmulas matemáticas, esquemas, além das saliências gráficas como estilo, tamanho e cor da fonte e emprego de recursos como itálico, negrito é essencial para o leitor escolher o que ler em função de seus objetivos".
No gráfico há uma representação plana de dados físicos, econômicos, sociais ou outros por meio de grandezas geométricas ou figuras. Os artistas do GRUAA (Grupo de estudos de assuntos arquitetônicos) formado por Alexandre Serrano, Caetano Del Posso, Denise Xavier de Mendonça e Maria Luiza Visoni apresentaram na exposição Bienal 50 anos a obra abaixo.
Para ler os dados estatísticos na obra é preciso:
que os alunos desenvolvam uma leitura global da obra para que os detalhes sejam descritos partindo então para a sua contextualização.
que o professor seja um mediador que apresente a legenda da obra para que os alunos identifiquem os elementos para posterior reflexão.
exercitar os alunos para que localizem e recuperem a informação já conhecida, identificando os códigos presentes; compreendam e interpretem esses dados estabelecendo relações; reflitam sobre eles construindo argumentos para avaliar e julgar as idéias expostas.
exercitar os alunos nos seguintes domínios de leitura: localização e recuperação de informação, compreensão, interpretação e normatização da informação e contextualização.
que o professor seja um bom perguntador, desenvolvendo também a escuta democrática e a construção coletiva de regras fixas para ler gráficos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...