A avaliação deve ser útil, tanto para o professor como para o aluno, permitindo a ambos dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem. Tradicionalmente, na Educação Física brasileira, as avaliações têm-se resumido a alguns testes de força, velocidade, resistência, flexibilidade para medir a aptidão física do aluno. Entretanto, um professor do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da periferia de São Paulo que deseje utilizar a proposta dos PCN, ao avaliar os seus alunos, deverá considerar que
os aspectos biofisiológicos são os únicos a serem avaliados junto às crianças, sendo os testes uma forma inequívoca de se medir a aptidão física.
a avaliação possibilita ao professor uma mensuração de resultados, desde que todo o grupo de alunos responda a questões idênticas.
a avaliação deve levar em conta que cada indivíduo é diferente e que tem motivações e possibilidades pessoais a apresentar na relação ensino-aprendizagem.
a avaliação deve ser padronizada e ter como meta verificar os mesmos aspectos de todos os alunos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
a avaliação produtiva é aquela que, ao determinar a meta, tem como expectativa que todas as crianças alcancem os mesmos resultados.
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